Vermifugação de bovinos

line break Nutrivet



Vermifugação de bovinos




O controle de verminoses constitui uma prática extremamente importante, que tem como objetivo evitar perdas econômicas irreparáveis, uma vez que a presença de endoparasitas está ligada ao menor ganho ou até mesmo perda de peso do animal, o que influencia diretamente na produtividade. “A intensidade da redução no desempenho está ligada a idade dos animais infestados, resistência do hospedeiro, intensidade da carga parasitária, espécie de helminto envolvida e o estado nutricional e fisiológico do hospedeiro.” (Trecho retirado do site Bayer – Saúde Animal).

 

Como vermifugar corretamente?

 

O ideal realizar a vermifugação nos períodos secos (junho, julho, agosto), o número de larvas diminui drasticamente nas pastagens, e grande parte dos vermes está presente nos animais. Com isso, a aplicação de vermífugos na época das chuvas tem pouco efeito no tratamento do rebanho, uma vez que a taxa de reinfecção é muito alta neste período pela alta carga de larvas nas pastagens.

Baseado nestes princípios, o controle estratégico preconiza a aplicação de vermífugos durante o período seco do ano, pois essa ação possibilita uma maior exposição dos vermes à ação dos antiparasitários. Consequentemente, os animais entrarão no período chuvoso com uma carga parasitária mínima, diminuindo a contaminação das pastagens por ovos.

Para que você consiga realizar uma vermifugação de excelência, procure sempre um Médico Veterinário para que ele te ajude elaborar o melhor protocolo para o seu rebanho.




Comentários


Os comentários estão desativados.