A saúde mental é tão importante quanto a saúde física do animal

line break Nutrivet



A saúde mental é tão importante quanto a saúde física do animal




O bem-estar do pet também deve ser prioridade para o tutor, já que esse problema, se não tratado devidamente, pode evoluir para um quadro de doença mais grave como depressão, desvio de personalidade, agressividade, entre outros.

 

Mas como saber o que pode estar causando estresse no seu pet?

– Gatos e cachorros são bem sensíveis a mudanças; de ambiente, casa, rotina, comedouros, caminhas de dormir, etc.

– Chegada de outro animal ou bebê na família

– Falta de passeio adequado e atividade de enriquecimento ambiental

– Passar muito tempo sozinho (mesmo que em companhia de outro animal). Pets precisam de contato e convivência com seus tutores.

– Barulhos

 

E como identificar se o meu animal está com estresse?

– Fique atento se o seu pet apresenta vômitos e diarreias

Observe as orelhas do animal. Se elas ficam muito tempo para baixo (caídas) é sinal de que alguma coisa pode estar acontecendo.

– Animal correndo atrás do próprio rabo ou lambendo insistentemente alguma parte do corpo (geralmente a pata).

– Cachorro latindo o tempo todo e gato miando em excesso. Esse é um sinal claro de desconforto, desequilíbrio emocional e estresse.

– Queda de pelos. Pode ser tanto um problema de comportamento quanto uma doença dermatológica. Leve-o ao veterinário de confiança se surgir esse sintoma.

– Agressividade. A agressividade já é um sintoma um pouco mais avançado do estresse. Atente-se aos sinais que o seu animal emite.

 

Tratamentos e maneiras de aliviar o estresse

– Primeiro de tudo, leve-o ao Médico Veterinário, para que o mesmo possa examiná-lo e seguir com o melhor tratamento.

– Aumente a quantidade de passeios. Se você não passeava todos os dias, passe a praticar essa atividade diariamente, 30min por dia. Animais que já passeiam uma vez ao dia, aumente para duas vezes – de manhã e a noite.

O passeio é essencial para o animal gastar calorias e colocar o instinto para trabalhar. Cachorros gostam de farejar e descobrir novos cheiros, dessa maneira ele coloca para funcionar seu lado instintivo, cognitivo; gastando, dessa maneira, energia mental.

– Promova atividades dentro de casa com o seu animal, seja ele gato ou cachorro. Além de ele conseguir gastar energia física, também vai promover gasto mental e estreitar a sua relação, fazendo com que passem mais tempo juntos.

– Garanta que a caixa de areia do seu gato esteja sempre limpa.

– Remédios homeopáticos e que contenham feromônios também podem ser uma boa solução para lidar com o estresse do seu pet, como o Anizen, Faliway Classic, Faliway Friends, Feliscratch, Adaptil, e outros.

Para mais informações entre em contato conosco pelos telefones (19) 3867-4558, (19) 97137-7325.




Comentários


Os comentários estão desativados.